ENTENDA A SUBSTÂNCIA ENCONTRADA EM VÊNUS

O QUE EXATAMENTE É A FOSFINA? POR QUE VEMOS NOTÍCIAS INDICANDO A CHANCE DE VIDA EM VÊNUS?
A FOSFINA
A fosfina (PH3) é formada por um átomo de fósforo e três de hidrogênio. Representa um composto químico que apresenta as seguintes características: - Malcheiroso (odor semelhante ao alho ou peixe podre);
- Tóxico;
- Incolor.
É uma substância maléfica que prejudica o sistema cardiovascular e respiratório. Inalar essas substância pode causar os seguintes problemas: irritação no nariz, tonturas, náuseas, danos aos pulmões.
QUAL A RELAÇÃO COM A VIDA?
Na terra, a fosfina está sendo ligada à presença de vida devido aos locais onde já foi encontrada, sendo alguns deles:- Micróbios nas entranhas de animais;
- Ambientes pobres, mas com presença de oxigênio (ex: Pântanos);
- Rochas com fezes de pinguins.
Essa substância é comum ser utilizada para o controle de pragas e na indústria eletrônica. É um item essencial à fabricação de dispositivos semicondutores, além de acontecer a fumigação com fosfina, que é uma técnica comum utilizada para combater pragas em sementes e grãos armazenados.
A DESCOBERTA
A fosfina foi identificada em Vênus pela professora Greaves, com seus colegas. Eles utilizaram o telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí, mas, para confirmar sua presença, utilizaram o telescópio de Atacama, no Chile. 
A suspeita de fosfina foi confirmada no Telescópio do Atacama
A presença do gás em Vênus foi observada a, aproximadamente, 60km de altitude, nesse ponto as características do planeta são semelhantes às da terra, com temperaturas próximas de 30ºC. Diferente do que é comum encontrarmos em Vênus, tendo em vista que as temperaturas no planeta podem chegar a mais de 464ºC.
Os astrônomos responsáveis publicaram na revista Nature Astronomy, além da descoberta da fosfina em Vênus, diferentes pesquisas que fizeram, buscando mostrar que essa molécula pode não ter origem não biológica.
Entretanto, a real explicação à presença da fosfina nas nuvens de Vênus continua sendo uma incógnita.
Escrito por: Ítalo Guilherme
- Malcheiroso (odor semelhante ao alho ou peixe podre);
- Tóxico;
- Incolor.
- Micróbios nas entranhas de animais;
- Ambientes pobres, mas com presença de oxigênio (ex: Pântanos);
- Rochas com fezes de pinguins.
![]() |
A suspeita de fosfina foi confirmada no Telescópio do Atacama |
0 comentários:
Postar um comentário